Make your own free website on Tripod.com

Apartamentos Atlântico

A Vila

Início
Contactos
Galeria

 

Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, Vila Nova de Milfontes é um dos destinos de férias mais procurados da região. As praias são o seu principal atractivo, mas também, e cada vez mais, as límpidas águas do rio Mira que aqui se abre num magnífico estuário. Fundada em 1486 por D. João 11, por conveniência económica e defensiva em existir uma povoação na foz do rio, Vila Nova de Milfontes beneficiou até meados do séc. XX de importância estratégica e como porto de abrigo. A partir da década de 70, Vila Nova de Milfontes inicia um novo ciclo na sua história. As excelentes condições naturais da região têm motivado uma alargada procura turística e um invulgar crescimento da vila que, muito em especial no Verão, conhece intenso movimento e inesperada animação.

 

 Há muitos séculos que a foz do rio Mira é usada pelos marinheiros para se abrigarem das tempestades. Por ali andaram celtas, fenícios, gregos, cartagineses e, claro, romanos e árabes.
No século XIII, já a localidade tinha dimensão para receber carta de foral, outorgada por D. Afonso III. No entanto, viria a ficar deserta, na segunda metade do século XV. Foi D. Manuel quem decidiu repovoar a importante praça costeira. Deu-lhe novo foral, já com o nome de Vila Nova de Mil Fontes, em 1512, e abundantes privilégios, para atrair colonos. Na reorganização administrativa de 1855, perde a categoria de vila, que só retomará em 1988.

Dois dos mais importantes momentos da história de Milfontes podem ser recordados no actual Largo Brito Pais. A fortaleza (actualmente uma
unidade hoteleira) foi mandada construir por D. João IV, para prevenir incursões pelo rio. O monumento aos aviadores recorda que foi dos campos vizinhos que descolaram Brito Pais, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, em 1924, para um arriscado voo que os levaria a Macau.

 
 
 
 Apartamentos Atlântico  Eira da Pedra Lote 6 Vila Nova de Milfontes - 283 996623 / 91 9462022